Feed RSS

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Histórico do Forte Santo Antonio

Construído próximo a barra do porto São Luís, na Ponta D'areia, o Forte Santo Antonio é uma obra de arquitetura militar datada supostamente no século XVII, que foi construída pelos franceses, e que teve por finalidade na época proteger a ilha contra ataques militares externos.
O Forte é uma obra de planta aproximadamente circular constituída de uma muralha construída de pedra lavada e a plataforma de cantaria. No seu interior, há duas construções edificadas pouco distantes uma da outra, que se destinavam a residência do comandante e do destacamento, além de armazém de objetos pertencentes à artilharia, construções essas parcialmente arruinadas pelo tempo. O que ainda pode ser notado, com certa nitidez, são as possantes paredes de cal e pedra, telhado terminado em beiral e uma perfeita noção de distribuição interna dos compartimentos.
O paiol de pólvora é outra obra pertencente ao Forte, construído a pouca distância da casa, em abóbodas de berço, onde tinha 22 canhões, mas atualmente só existem 13. Nele foi instalado um farol denominado Farol da Ponta d’Areia, a fim de auxiliar na navegação.
A princípio o Forte de São Luís era de caráter temporário, passando depois, a ser permanente, cuja construção presumiu-se não ter sido totalmente concluída. Em 1681, o Governo do Maranhão deu inicio a construção com bastante dificuldade em virtude da carência da mão de obra, pessoas capacitadas e materiais adequados. Essas dificuldades contribuíram para uma edificação mal feita, ou até mesmo abandonada.
Dentre alguns fatos históricos importantes ligados ao Forte pode-se mencionar a revolta contra o presidente Bruce, comandada pela artilharia de Manoel Joaquim Gomes em 1824; e em 1827 o Forte Santo Antonio foi transformado em farol para orientar os transportes marítimos, pois é um ponto estratégico de alto valor.
Em 1975, mais precisamente no dia 06 de agosto, o Forte foi inscrito no Livro do Tombo do IPHAN, por se tratar de uma obra militar de grande valor pertencente à União.
Durante muito tempo o Forte ficou abandonado, e só em 1984 as obras de restauração foram iniciadas, visando à instalação de um Museu Militar, onde seria registrada toda a história militar da cidade, mas esse fato não foi concretizado. As obras ficaram paralisadas por um ano devido à falta de recursos financeiros. E só no ano de 1991 que o Forte foi inaugurado e no ano seguinte passou a sediar o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que, anos depois, passou a se chamar Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) que vem realizando um excelente trabalho para a população de  São Luís e do Maranhão.

Veja fotos históricas do Forte Santo Antônio...

01  02  03  04  05  06  07  08  09  10

11  12  13  14  15  16  17  18  19  20

21  22  23  24  25

0 Comentários:

Postar um comentário