Feed RSS

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tenentes BM Chahini e Thiago concluem curso de Guarda-Vidas em SP

Apresentaram-se no GBMar a 2º Tenente QOCBM Priscila Milena Costa CHAHINI e o 2º Tenente QOCBM THIAGO Paiva Siqueira, após conclusão do CURSO DE GUARDA-VIDAS – CGV 2011, realizado na cidade do Guarujá, estado de São Paulo.
O curso teve início no dia 11 de abril com término em 20 de maio do corrente ano, totalizando seis semanas. O treinamento foi concedido pelo 17º Grupamento de Bombeiros, com sede na cidade do Guarujá-SP. E que, similar ao GBMar, tem como atividade a prevenção marítima em todo o litoral paulista.
Foram 31 formandos que, no dia 20 de maio, chegaram ao seu objetivo maior: se tornarem guarda-vidas. Os oficiais maranhenses eram os únicos alunos participantes do CGV 2011 de fora do estado de São Paulo.
As instruções foram norteadas por um currículo necessário para exercer a função do Guarda-Vidas, a saber:
1 - Educação Física e Natação Aplicada;
2 - Noções de Oceanografia;
3 - Prevenção e Salvamento Aquático;
4 - Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados;
5 - Utilização de Embarcações Miúdas; e
6 - Relacionamento do Guarda-Vidas com o Público.
Com o intuito de preparar da melhor forma possível o aluno CGV, o curso proporcionou aulas práticas de salvamento com a utilização de meios de apoio ao Guarda-Vidas: bote inflável, moto-aquática (Jet ski) e helicóptero.  
Os 45 dias do curso solicitaram dos alunos muita dedicação nos estudos e de muita resistência física, devido às corridas e travessias diárias. O clima da região foi outro agravante, pois os termômetros locais marcavam frequentemente temperaturas abaixo dos 20°C. Além de o mar ser bastante nervoso, com ondas “caixotes” de até 2,5 metros para serem superadas pelos candidatos do CGV 2011.
O curso foi coordenado pelo Capitão PM PELLICCIONE, que, com o apoio do Major PM SMICELATO, subcomandante do 17º GB, tiveram êxito em seu objetivo de entregar todos os participantes das instruções com saúde na volta aos seus lares, visto os riscos que o mar apresenta e que não têm como serem totalmente controlados.
Além dos citados acima, também participaram do curso como instrutores os seguintes militares: 2º Tenente Ricardo, Sub Tenente Alberto, 1º Sgt Beck, 1º Sgt Bispo, 2º Sgt Nery, 2º Sgt Gaiato, Cb Lins, Cb Carlos, Cb Nery, Cb Klausiaitz, Sd Fábio e Sd Lopes.


O GBMar agradece a oportunidade concedida pelo 17º Grupamento de Bombeiros de terem formado 02 oficiais desta unidade, adicionando assim novas técnicas e conhecimentos na área de prevenção e salvamento marítimo para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Veja mais fotos, Clique Aqui!

0 Comentários:

Postar um comentário