Feed RSS

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Acidentes mais comuns provocados por animais aquáticos venenosos

Água-viva e Caravela

Os acidentes causados por águas-vivas e caravelas provocam dor e linhas avermelhadas ou marcas redondas no local do contato. No momento do acidente, é útil o emprego de compressas de água do mar gelada ou gel congelado ("Gelox") envolto por um pano e banhos de vinagre no local atingido para controle da dor e inativação do veneno. Se a dor continuar ou aparecer batedeira e falta de ar, procure auxílio médico.

Bagre

Os peixes venenosos mais comuns são os bagres, que machucam pescadores e banhistas, quando atirados nas praias. seus ferrões são serrilhados e de difícil extração. Todo acidente por peixe venenoso deve ter o local atingido imerso em água quente, mas tolerável, por 30-90 minutos, pois o veneno dos peixes degenera no calor e a dor diminui, mas é fundamental procurar auxílio médico, uma vez que existem complicações, como pedaços de ferrão no ferimento e infecções.

Ouriço-do-mar

Os acidentes por ouriços-do-mar são comuns e a retirada das espículas é difícil e dolorosa. Tome cuidado em áreas rochosas próximas a praias. Não tente retirar por si mesmo os espinhos e procure sempre um serviço médico, pois espículas que ficarem na pele podem causar complicações graves.

Arraia e Peixe-Escorpião

Os acidentes provocados por arraias são mais raros que os causados por bagres e são de maior gravidade. A dor é violenta e as feridas na pele, mais comuns. O uso de água quente (cerca de 50º C) é fundamental para o alívio da dor (testar com a mão) por 30-90 minutos.
Procure auxílio médico. Envenenamentos por peixes-escorpião (mamangás, peixes-pedra) são muito graves e podem causar dor violenta, vômitos e mal estar. Imergir em água quente e retirar espículas ou fragmentos do ferrão ou epitélio grandular.

0 Comentários:

Postar um comentário