Feed RSS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Comando do GBMar reúne-se com Oficiais para avaliar o Planejamento Estratégico do ano passado (jan/2011 a jan/2012)

Na manhã desta quarta-feira (01/02) o Maj BM Macedo, Comandante Interino do GBMar, reuniu-se com os Oficiais deste Grupamento para avaliar o Planejamento Estratégico com vigência de janeiro de 2011 a janeiro de 2012.

Na ocasião foram verificadas quais as metas alcançadas e não alcançadas.

Dentro das metas não alcançadas, foram “discutidos” o(s) motivo(s) que levaram ao não cumprimento, a correção e a viabilidade de ser mantida ou não para o próximo planejamento estratégico.
Ficou definido ainda na reunião o próximo Planejamento Estratégico com vigência de fevereiro de 2012 a janeiro de 2013.



Planejamento Estratégico – Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012
Grupamento de Bombeiros Marítimo - GBMar

1. Histórico
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) é oriundo do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), criado em 1992, com o objetivo de realizar prevenção na área de salvamento terrestre, aquático, buscas e resgates terrestres e aquáticos. Atualmente, denominado somente como GBMar, ficou responsável somente pelas operações na área aquática (Prevenção, patrulhamento em praias e rios através dos guarda-vidas, mergulho, busca e resgate aquáticos), situado na Av. Tupinambás, s/nº, Ponta d'areia, ocupa como sede o prédio histórico de responsabilidade do IPHAM, conhecido como "Fortaleza Santo Antônio".
O Grupamento possui quatro postos de Guarda-vidas (São Marcos, Calhau, Araçagy e Ribamar), composto por um efetivo em torno de 96 (noventa e seis) militares, dos quais, nove oficiais. Distribuídos para os serviços de Chefe de socorro, guarda-vidas, mergulhador, motorista, operador de embarcação, Adjunto, Cabo de dia, além do serviço administrativo. Possui em sua frota, 02 (dois) botes infláveis (BPR 01 e 02), 02 (duas) lanchas (LPR 01 e 02), 03 (três) escales (EPR 01, 03 e 04), 02 (duas) lanchas de combate a incêndio (LCI 01 e 02), 01 (uma) Montana (AR 07), 01 (um) caminhão (ABS 03), 01 (uma) pajero (USOA 01), 01 (uma) moto (MP 03), 01 (um) quadriciclo (QPM 02) e 01 (um) bugre (AR 06) .
Tem sob sua responsabilidade, somente na Ilha de São Luis, em torno de 18 km de praias, distribuído entre: praia de são marcos, calhau, caolho, meio, araçagy, praia do amor e de São José de Ribamar. Contudo, tem sua atuação em outras áreas, piscina (esporadicamente), rios e açudes, sendo esta atuação em todo o Estado, pois, constantemente é acionado para trabalhar preventivamente ou para resgate de pessoas elou bens fora da Ilha de São Luís.

2. Negócio
Proteção à vida e ao patrimônio.

3. Missão
Desenvolver a política de prevenção e execução na área de salvamento aquático na orla marítima da Ilha de São Luis, rios e açudes, assim como, em qualquer meio aquático dentro do Estado do Maranhão, quando solicitado sua atuação.

4. Visão
Ser referência na prevenção em praias, no atendimento das ocorrências de salvamento aquático e mergulho, alcançando a excelência nas atividades e no cumprimento das missões constitucionais em até 02 (dois) anos.

5. Valores

5.1. Profissionalismo
Agir dentro de protocolos estabelecidos para cada uma das atividades desenvolvidas pelo Grupamento.

5.2. Moral
Espírito de Corpo deve ser elevado através do enaltecimento dos valores morais atribuídos a cada bombeiro.

5.3. Comprometimento
Comprometimento de cada um dos integrantes com a Instituição.

5.4. Hierarquia
Respeito aos diversos níveis de autoridade dentro da estrutura da  organização, de forma a permitir a consecução dos serviços através de comando e subordinação.

5.5. Disciplina
Observância e acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam a organização, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos.

6. Fatores Críticos de Sucesso Corporativos

6.1.  Existência de recursos humanos, materiais,  tecnológicos  e financeiros adequados.
Os recursos (humanos, materiais, tecnológicos e financeiros) devem ser suficientes para o cumprimento da missão constitucional.

6.2.  Existência de legislação específica  em  cada  uma  das  áreas  de atuação.
A legislação deve  detalhar  todos  os  procedimentos  e  condutas  de acordo com a área de atuação específica,  estabelecendo  inclusive o poder de polícia.

6.3. Continuidade administrativa.
Implantar na Corporação uma mentalidade de continuidade administrativa.

7. Políticas Corporativas

7.1.  Aperfeiçoamento do sistema de prevenção na Orla Marítima.
O aspecto da prevenção deve ser prioridade nas ações do GBMar, pois, com o seu fortalecimento, aumenta-se a proteção das pessoas e dos seu bens, diminuindo as ações de socorro e salvamento aquático.

7.2.  Fortalecimento da qualidade de atendimento as demandas da sociedade.
Redução no tempo resposta aos atendimentos operacionais, assim como, redução nas ocorrências atendidas pelo Grupamento, mediante o fortalecimento no aspecto preventivo.

7.3. Capacitação dos Recursos Humanos.
Capacitar e/ou requalificar os bombeiros militares nos mais diversos campos de atuação que envolve: o salvamento aquático, operações com bote, mergulho, manutenção de motor de popa,  manutenção de equipamentos de mergulho e condutor de viatura.

7.4. Valorização do público interno.
Desenvolver ações voltadas para a valorização e motivação dos bombeiros militares em todos os níveis hierárquicos.

7.5. Sistematização de Campanhas preventivas e educativas.
Sistematização das campanhas educativas e preventivas desenvolvidas pelo GBMar.

7.6. Fortalecimento do marketing corporativo.
Ampliação e fortalecimento da divulgação das atividades e serviços realizados pelo GBMar para a população.

7.7. Fortalecimento da Doutrina Operacional.
Padronizar por meio de normas e diretrizes os procedimentos para as ações operacionais do GBMar.

7.8. Desenvolvimento de Planejamento Estratégico.
Desenvolvimento de Planejamento Estratégico, com o objetivo de estabelecer uma continuidade das políticas do GBMar.

8. Objetivos, Estratégias e Metas Corporativas.

8.1. Objetivo: Ampliação da cultura de prevenção.
Descrição: Realização de campanhas preventivas e educativas, com o propósito de esclarecer a população sobre a forma consciente e segura de lazer nas praias, rios, lagos, açudes e piscina.

8.1.1. Estratégia: Utilizar programas sociais e Unidades parceiras para disseminar cultura de prevenção.
Descrição: Aproveitar os programas sociais desenvolvidos pelo GBMar para disseminar a cultura  preventiva  a  acidentes  e  sinistros  junto  a  população atendida, assim como, unidade do CBMMA que possa contribuir.

8.1.1.1. Meta: Estudar a possibilidade de criar um novo projeto social (não cumprida)
Descrição: Estudar a possibilidade de criar novo projeto social, a fim de aumentar a cultura de prevenção a acidentes e sinistros junto à  sociedade, assim como, contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes mais conscientes do  seu  papel  junto à sociedade. Cita-se, por exemplo: “projeto salva surf”
Prazo: até dezembro de 2011.
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional.

8.1.1.2. Meta: Manter e aprimorar o Programa Social: "Melhor Idade". (cumprida)
Descrição: Dar continuidade ao Programa que atua com senhores e senhoras da 3ª  idade, da  comunidade  do  entorno  do  GBMar,  realizando  atividades lúdicas,  físicas  e  sociais.  Assim como,  estabelecendo formas de aproveita estes momentos para disseminar dicas de prevenção a acidentes.
Prazo: Permanente
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional.

8.1.1.3. Meta: Manter e aprimorar o Programa Golfinho. (cumprida)
Descrição: Dar continuidade ao programa que atua com crianças e adolescentes, da comunidade do entorno do GBMar, desenvolvendo atividades de colônias de férias e cidadania. Assim como, estabelecendo formas de aproveitar estes momentos para disseminar dicas de prevenção a acidentes.
Prazo: permanente sempre no mês de julho de cada ano
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional.

8.1.1.4. Meta: Realizar campanhas de prevenção nas praias (cumprida)
Descrição: Manter as campanhas de prevenção nas praias de São Luis, por meio de distribuição de panfletos e carros de som.
Prazo: permanente, sempre de julho a janeiro
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional.

8.1.1.5. Meta: Elaborar projeto básico para aquisição de placas de sinalização (cumprida)
Descrição: Elaboração de Projeto Básico de aquisição de placas de sinalização, como forma de prevenção para os freqüentadores da praia, indicando os locais próprios e impróprios para banho, cuidado  com  crianças, etc.
Prazo: até 31 de março de 2011
Responsável: Seção Operacional

8.1.1.6. Meta: Realizar palestras nas Associações de pescadores da Ilha de São Luis. (não cumprida)
Descrição: Realização de palestras para a conscientização da importância acerca do uso de materiais de salvamento, o não uso de bebida alcoólica, durante a pescaria, bem como, a importância da comunicação imediata ao Corpo de Bombeiros, em caso de ocorrência.
Prazo: até 31 de janeiro de 2012.
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional.

8.1.1.7. Meta: Elaborar termo de referência para aquisição de panfletos e contratação de carro de som. (cumprida)
Descrição: Elaboração de Termo de Referência para aquisição de panfletos e contratação de carro de som, com justificativa, pesquisa mercadológica, quantidade, preço e especificação técnica.
Prazo: até 30 de abril de 2011.
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional

8.1.1.8. Meta: Firmar parceria com a Academia Josué Montelo. (cumprida)
Descrição: Realização de parceira com a academia Josué Montelo, para disseminação de campanhas preventivas, utilizando os cadetes.
Prazo: julho de 2011 até janeiro de 2012.
Responsável: Seção de Operações.

8.2. Objetivo: Tornar mais eficiente e eficaz os serviços junto à sociedade.
Descrição: Maximizar a efetividade dos serviços prestados pelo GBMar, de modo, a prover a maior  cobertura possível, assim como, redução no tempo resposta.

8.2.1. Estratégia: Renovar e/ou ampliar a frota de viaturas, embarcações, motores e materiais operacionais.
Descrição: Renovação da frota antiga, bem como aumentar a quantidade de viaturas, embarcações, motores e materiais operacionais para atendimento às ocorrências, assim como, atuação na prevenção.

8.2.1.1. Meta: Elaborar termo de referência elou projeto básico de aquisição de viatura, embarcação, motor,  posto  móvel,  tendas,  cadeiras  de  observação, protetor solar e material operacional. (cumprida)
Descrição: Elaboração de Termo de Referência ou Projeto Básico para aquisição dos bens e produtos descritos acima, com justificativa, pesquisa mercadológica, quantidade, preço e especificação técnica.
Prazo: até 30 de abril de 2011.
Responsável: Seção de Operações (Gestor de viaturas e embarcações)

8.2.2.  Estratégia: Aumentar o efetivo existente.
Descrição: Aumentar em pelo menos 30% (trinta por cento) em cima do efetivo existente de praças, a quantidade de praças (subtenente a soldado), conforme o Decreto que aprovou o Quadro de Organização e distribuição de efetivo do CBMMA.

8.2.2.1 Meta: Realizar estudo estatístico. (não cumprida)
Descrição: Realização de estudo estatístico para sensibilizar o Comando da Corporação, quanto à demanda crescente de atendimentos com relação ao existente.
Prazo: até 31 de outubro de 2011.
Responsável: Seção de Administração

8.2.3. Estratégia: Planejar, capacitar, desenvolver e motivar os recursos humanos.
Descrição: Planejamento, capacitação e motivação no aprimoramento do preparo técnico-profissional, físico e emocional/psicológico dos militares do GBMar.

8.2.3.1. Meta: Planejar, manter e aprimorar a motivação e a requalificação dos militares do GBMar. (cumprida parcialmente)
Descrição: Manutenção e aprimoramento ao programa institucional de instrução para padronizar o nível técnico dos bombeiros assim como, apresentação do planejamento de 2011 e 2012 para cursos eventos dentro e fora da corporação.
Prazo:  Permanente:  Requalificação  - junho  a  dezembro  de  2011.
Planejamento - até 31 de janeiro de 2011 para o ano de 2011  e 31  de janeiro de 2012 para o ano de 2012.
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional

8.2.3.2. Meta: Realizar TAF e avaliação física dos militares do GBMar (não cumprida)
Descrição: Realização de teste de aptidão física e avaliação física individual, onde cada militar receberá uma tabela com seus resultados.
Prazo: permanente, sendo a cada 03 meses.
Responsável: Seção de Capacitação Técnico-Operacional

8.2.4. Estratégia: Desenvolver sistema de marketing institucional.
Descrição: Desenvolvimento de um sistema de marketing institucional, trabalhando de forma proativa a imagem do GBMar.

8.2.4.1. Meta: Atualizar o site interativo do GBMar. (cumprida)
Descrição: Atualizar o site interativo do GBMar,  de forma a manter um canal permanentemente atualizado com a sociedade e público interno.
Prazo: Permanente.
Responsável: Seção Administrativa.

8.2.4.2. Meta: Acompanhar mensalmente as estatísticas. (cumprida)
Descrição: Acompanhamento mensal dos indicadores de ocorrências dos serviços prestados pelo GBMar.
Prazo: Permanente
Responsável: Subcomandante do GBMar e Seção de Operações.

8.2.4.3. Meta: Instalar internet. (cumprida)
Descrição: Instalação de internet para desenvolver e disseminar seus serviços, comunicação com outros setores da corporação, assim como, outros Órgãos.
Prazo: até junho de 2011.
Responsável: Comando do GBMar.

8.3. Objetivo: Otimização das instalações físicas da sede e postos, aquisição de móveis e eletrodomésticos e equipamentos para academia.
Descrição: Tornar as instalações físicas dos postos e da sede do grupamento mais confortável e acessível ao público feminino, assim como, melhoria no mobiliário.

8.3.1.  Estratégia: Participar de reunião com a superintendente do IPHAM e o comando da corporação.
Descrição: Participação em reuniões com os gestores máximos das instituições (CBMMA e IPHAM), no sentido de sensibilizá-los quanto à tolerância destes investimentos e parceria.

8.3.1.1. Meta: Elaborar termo de referência e/ou projeto básico de aquisição de móveis e eletrodomésticos e melhoria das instalações físicas da sede. (cumprida)
Descrição: Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico para melhoria das instalações, aquisição dos bens e produtos descritos acima, com justificativa, pesquisa mercadológica, quantidade, preço e  especificação técnica.
Prazo: até 30 de abril de 2011.
Responsável: Gestor das instalações físicas e móveis do GBMar.

8.3.1.2. Meta: Adquirir móveis, eletrodomésticos, equipamentos de academia e melhorar as instalações da sede e dos postos com uso do adiantamento (cumprida parcialmente)
Descrição: Aquisição de móveis, eletrodomésticos e equipamentos de academia, assim como, melhoria das instalações físicas da sede e dos postos, com recurso adiantamento.
Prazo: até 31 de janeiro de 2012.
Responsável: Comando do GBMar.

8.4. Objetivo: Atualização da legislação.
Descrição: Adequar a legislação referente ao regulamento de uniformes a fim de otimizar o funcionamento dos níveis administrativos e operacionais.

8.4.1. Estratégia: Propor a reformulação do regulamento de uniformes referente ao uniforme e insígnias do grupamento.
Descrição: Reformular o regulamento de uniformes visando à melhoria administrativa e operacional do grupamento.

8.4.1.1. Meta: Elaborar projeto com proposta de alteração do uniforme e criação de distintivo da unidade e bandeira do comando do grupamento. (cumprida)
Descrição: Elaboração de proposta com alteração no uniforme e criação de distintivo da unidade e bandeira do comando do grupamento.
Prazo: até 30 de abril de 2011.
Responsável: Seção de Administração.

8.5. Objetivo: Gestão estratégica
Descrição: Obtenção de uma capacidade de exercer o acompanhamento do planejamento estratégico,  gerenciar resistências internas e externas e monitorar as principais questões estratégicas representadas.

8.5.1. Estratégia: Diminuir resistências internas.
Descrição: Elaborar ações que visem diminuir as possíveis resistências internas à implantação deste planejamento estratégico.

8.5.1.1. Meta: Realizar reuniões sobre o planejamento estratégico atual. (cumprida)
Descrição: Realização de reuniões com os oficiais, sargentos, cabos e soldados, para mostrar o raciocínio lógico do método utilizado e a necessidade de se conhecer o ambiente, monitorando fatos e ações que possam impactar de forma negativa para a consecução do referido planejamento.
Prazo: até 20 de fevereiro de 2011.
Responsável: Comandante e Subcomandante do GBMar.

8.5.2. Estratégia: Exercer as atividades de inteligência estratégica.
Descrição: Acompanhar os fatos de natureza política e estratégica que forem de interesse do GBMar,  como,  por exemplo, os eventos futuros  levantados na fase de visão de  futuro deste planejamento estratégico.

8.5.2.1 Meta: Monitorar índices de processos operacionais (cumprida)
Descrição: Monitorar informações (dados, fatos e acontecimentos) referentes às atividades operacionais executadas pelo grupamento.
Prazo: Permanente.
Responsável: Subcomandante do GBMar e Seção de Operações.

8.5.2.2. Meta: Monitorar o aumento da cultura preventiva de sinistros. (cumprida)
Descrição: Monitorar os indicadores relacionados ao aumento da cultura de sinistro, com ênfase na tornada de ações que visem às atividades de prevenção.
Prazo: Permanente.
Responsável: Subcomandante do GBMar e Seção de Operações.

Quartel do GBMar em São Luís, 05 de  janeiro de 2011.

Arnaldo Martins Macedo – Maj QOCBM
Comandante Interino do GBMar

0 Comentários:

Postar um comentário