Feed RSS

terça-feira, 18 de setembro de 2012

GBMar dá apoio com Ambulancha na I Regata São Luís – Alcântara


Reportagem exibida no Esporte 10 / TV Mirante em 22/09/2012

O céu da Praia do Caolho, na Avenida Litorânea, amanheceu mais alegre ontem, com o colorido das pipas de kitesurf controladas pelos desportistas que participaram da I Regata São Luís – Alcântara, em homenagem ao aniversário de 400 anos da capital maranhense. O evento contou com o incentivo da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o grupo Amigos do Kitesurf.
A iniciativa teve adesão de 40 velejadores e contou com o apoio da Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros (GBMar) e homens do Grupo Tático Aéreo, que acompanharam toda a travessia de helicóptero. Os velejadores surfaram no mar em uma extensão de 18 quilômetros até a costa do município de Alcântara. Todos usaram coletes salva-vidas durante o percurso.

Atividade física - O dentista Rafael Murilo Moreira, de 29 anos, foi um dos que participou. Ele explicou que a prática do kitesurf tem atraído muita gente que gosta de aventura e revelou que o esporte ainda ajuda a definir o abdômem e engrossar as pernas. Com sua pipa colorida, preso por um trapézio, segurando a barra e com os pés sobre uma prancha, Rafael entrou no mar revolto e fez manobras radicais. Assim que eles colocaram suas pranchas no mar, a Baía de São Marcos ganhou um visual colorido. Os atletas precisaram velejar do lado direito dos navios. "Eu adoro kitesurf e acho ainda melhor do que o surf tradicional, no qual você cai toda hora da prancha e neste passa muito mais tempo sem cair", disse Rafael Murilo Moreira.

Pioneiros - Júlio Henriques, organizador da ação e professor de kitesurf, revelou que essa foi a primeira vez do grupo participante em uma longa travessia. "Trata-se de um grupo independente de apaixonados por esse esporte. Hoje, em São Luís, temos mais de 100 praticantes de kitesurf", informou Júlio Henriques.
De acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, a I Regata São Luís - Alcântara foi monitorada com o objetivo de oferecer segurança aos praticantes do esporte. "Cercamo-nos dos cuidados necessários para a promoção da atividade esportiva, chamando os órgãos competentes. Disponibilizamos lanchas de apoio, botes, profissionais da saúde além do GTA garantindo a segurança aérea do evento", "No próximo ano, o evento poderá ser incluído no calendário turistico da cidade", anunciou.

0 Comentários:

Postar um comentário